Kupplung Spiel

Getriebe, Lager, Ventiltrieb, Kolben, mechanische Geräusche, Kupplung
michaelks
meble kuchenne Ruda Śląska Rybnik Tychy

Kupplung Spiel

Beitrag von michaelks »

Grüsse aus Brasilien !

Hab ein '04 XT neulich gekauft, mit nur 16000 km, und merkte dass der Gangwechsel immer mit einem 'klak!' Geräusch erfolgte, und deswegen habe ich die Mut gefasst das mir anzuschauen. Die Platten schienen ausgenutzt aus, hab ich bestellt, erst dann werde ich erfahren können, ob es gut läuft.

Aber... inzwischen sah ich dass die leere Basket, wenn am Rande radial gezogen, lässt sich hin und her bewegen, um etwa 1 mm. Kann man das als passend betrachten ?

Wenn nicht, ist es möglich nur das Bearing zu wechseln, hoffentlich, weil das ganze Teil sehr teuer ist!

Verzeihen das Eng-deutsch ...und das Deutsch auch.;-)

oelfuss

RE: Kupplung Spiel

Beitrag von oelfuss »

Viva! ;-)

Mas a embreagem tinha suficiente folga?

Qual é teu modelo? Há onde entra o mecanismo no lado direito e há onde entra pelo isquerda.

*

michaelks

Beitrag von michaelks »

Olá, que surpresa ! Espero que seja permitido usar o português aqui...

Bom, a moto é uma XT 600 E 4MW de 2004, e a embreagem fica do lado direito. Suspeito que se trate de folga no rolamento de agulha da campana, o que me parece estranho dada a baixa quilometragem.

O que queria saber é se esta folga é normal, embora seja pequena, pois deve causar desalinhamento e desgaste prematuro entre as engrenagens, além de maior ruído.

oelfuss

Beitrag von oelfuss »

Oi.
Pois - a folga radial neste eixo é nada normal... como anda em agulhas deveria que ter nemos de um dezimo.

Não, alem disso não produz um desgaste especial nos engrenagens, porque este eixo faz pressão sobre a embreagem.
No teu caso parece-me que a embreagem não solta suficiente, por isso este golpe no por da mudança.

A machinka quere logo a começar de andar?
Depois de puxar a maneta kompletamente deverias de ser capaz de soltar-la 1 - 2mm antes que a creatura começa de mexer-se.

*

michaelks

Beitrag von michaelks »

Na realidade abri a embreagem para solucionar este problema a que te referes, e os discos estavam bastante gastos e também sujos. Suspeito que seja por eu ter passado ao uso de óleo sintético, e dizem que com isto ocorre o desprendimento de resíduos causados pelo óleo mineral, no caso usado anteriormente pelo ex-proprietário da moto. Não se tratava de folga no cabo, que estava dentro do recomendado.

Foi então que percebi a existencia desta folga na campana. É possível que ela esteja contribuindo para o mau funcionamento da embreagem. O que me está a assustar é a possibilidade de não ser possivel a troca apenas do rolamento, e sim da peça toda, que é muito cara.

É estranho todavia que num motor tão pouco rodado haja uma folga assim num rolamento que afinal só trabalha quando a embreagem é acionada. Por isso pensei que talvez fosse normal esta folga, ou que até existisse por algum motivo, quem sabe para facilitar o movimento das placas.

Estou a aguardar a chegada da ferramenta para retirar a campana, e então poderei ver melhor o que se está a passar.

oelfuss

Beitrag von oelfuss »

Em que te referes "ferramenta para retirar a campana" ?!?

A tampa da embreagem sai tirando a 5 parafusos... depois o rsto e só a tirar.
Para segurar o resto que fica ali basta um fio forte, dando algumas voltas ao assunto e tirar a porca.

Veja foto em anexo.

*

Conseques de fazer um foto deste eixo chato?
-- Anhänge --
Anhang #1 (3679.jpg)

michaelks

Beitrag von michaelks »

Se eu soubesse deste método da corda teria economizado o da ferramenta...genial !

Trata-se de uma ferramenta especial que imobiliza a campana para que se possa sacar a porca.

Não compreendi bem, que "eixo chato" ??

Na foto está marcada em vermelho a folga a que me refiro.
-- Anhänge --
Anhang #1 (3680.jpg)

oelfuss

Beitrag von oelfuss »

Pois, o foto era que faltava... tu falastes duma coisa e eu da outra .

Agora temos o culpable... infelizmente significa isso trabalho.

A folga neste sítio só são algumas dezimos... se ali são milimetros quere dizer que o rolamento do veio atras tem este folga.
Nada bem.

Assim esta o veio dos engrenagens não bem guiado e dança por ali... :-(

Mudar este rolamente significa de tirar e abrir o Motor.

Mas, para confirmar vamos perguntar também o demais.

*

michaelks

Beitrag von michaelks »

Na foto, verde significa OK, vermelho significa folga.

O eixo principal não tem folga.

Por isto creio que se trata apenas do rolamento de agulhas da campana, e não do rolamento do eixo, onde então seria mesmo necessário abrir o motor.

oelfuss

Beitrag von oelfuss »

Que rolamento de agulhas da campana ?!?

*

Antworten